Peru é um país de contrastes: na geografia, na política, na economia, na culinária e entre seus Quiropraxistas. Quase não chove na sua capital, Lima, e ainda assim, não parece sofrer com a falta d´água – dizem que ambas as razões para tanto estão na Cordilheira dos Andes.
Entre os dias 15 a 17 de agosto de 2024, Lima foi palco do 3º Congresso da Federação Latino-americana de Quiropraxia (FLAQ) – um esforço conjunto entre a FLAQ e a Asociación de Quiroprácticos del Peru (AQP).
O congresso foi um sonho antigo da AQP, que, apesar de celebrar 26 anos de existência, conta com pouco mais de 80 membros. Curiosamente, os Quiropraxistas nascidos no Peru são absoluta minoria. A maior parte dos sócios são do Brasil, México, Canadá e Estados Unidos. Como aqui, ainda não existe no Peru uma legislação que regulamenta nossa profissão.
O 3º Congresso da Federação Latino-americana de Quiropraxia (FLAQ) contou com a presença de Quiropraxistas de diversos países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, México, Costa Rica, Guatemala, Estados Unidos e Canadá,que participaram e contribuíram de forma bastante ativa para o êxito desse evento.
Durante o Pré-Congresso e Congresso houve uma grande variedade de cursos, palestras e conversas sobre diversos temas: técnica, filosofia, clínica, fisiologia, neurologia, imagenologia e diagnóstico - todos de suma importância para o desenvolvimento danossa profissão aqui na América Latina.
Nosso Brasil esteve bem representado pelos palestrantes Gabriel Donato e Iury Rocha. Dr. Gabriel Donato falou sobre novas classificações de cefaleia e cervicalgia e ajuste. Dr. Iury Rocha, DC, falou sobre Logan no pré-congresso, e classificação de transtornos discais e gerenciamento de dor lombar aguda no congresso. Ambos participaram de uma mesa redonda sobre dor crônica.
Dra Sira Borges, DC, secretária-geral da FLAQ estava também presente, bem como a Dra Juliana Piva, Presidente da FLAQ. Como diretor regional da ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia), tive a honra de representar nossa associação nesse magnifico evento.
O congresso foi muito bem organizado que proporcionou muitas trocas de ideias, experiências e conexões entre os Quiropraxistas - que certamente contribuirão para o crescimento da nossa profissão na américa latina. Muitos pontos foram discutidos, inclusive a sugestão de, no futuro, convidar políticos e autoridades representativas para que possam participar desses congressos e eventos de Quiropraxia como forma pedagógica para que possam entender mais sobre a importância da nossa profissão para a saúde das pessoas - assim como os riscos provenientes devido à falta de regulamentação para a população em geral.
Além de ter sido um evento educativo, foi também muito divertido. A maravilhosaculinária peruana proporcionou uma festa de sabores nas papilas gustativas dos seus participantes. E, claro, visitas turísticas aos diversos pontos da cidade e as ruínas de locais que foram habitados pelos povos originários do peru, deram um tempero ainda mais especial - deixando assim nada mais a desejar.
Realizou-se durante o Congresso, a Assembleia-Geral da FLAQ, com a eleição de uma nova diretoria. Seus novos representantes são:
• Gabriela Flores (Guatemala) - como a nova presidente.
• Adran Bizzarri (Argentina) - Vice presidente
• Rodrigo Avendano (Chile) - Tesoureiro
• Rosa Jimenez (México) - Primeira Secretária
• Joao Francisco Seixas (Brasil) - Segundo Secretário
• Sira Borges (Brasil) - Secretária Geral
• Juliana Piva (Brasil) - Ex-presidente
Em 2025, esperamos ansiosamente pelo próximo congresso da FLAQ, que será em Santiago no Chile. Certamente um evento que vale a pena a ABQ participar.